Existem vários tipos de lâmpadas LED que podem ser usadas em diversos ambientes, e hoje vamos falar um pouquinho de cada uma delas. Continue por aqui, e fique sabendo de tudo.
LED em português quer dizer Diodo Emissor de Luz, e é responsável por converter energia elétrica em energia luminosa. Outro detalhe, é que esse tipo de lâmpada traz uma maior economia na sua conta de luz. Existem até tabelas que mostram o quanto você pode economizar.
Elas são muito eficientes, e além de possuírem ótimo custo benefício, são ecológicas e perfeitas para festinhas e decorações incríveis.
Existem vários tipos de lâmpadas LED que podem ser usadas em diversos ambientes, e hoje vamos falar um pouco de cada uma delas. Continue por aqui, e fique sabendo de tudo.
Fita de LED
Esse é um material flexível que possui pontos de LED e pode ser cortado para ficar do tamanho que você deseja, o que se torna um ponto positivo. Outra grande vantagem é que há luzes para todos os ambientes como, salas, quartos, cozinha, iluminação externa, salas de jogos entre outros.
Em geral, essa fita possui baixa tensão e pode ser encontrada com potência de 5W por metro, além das dicas de uso, vamos te ajudar com um passo a passo para a instalação desse tipo de lâmpada, segue aí:
Passo 1: desligue a energia para evitar possíveis choques.
Passo 2: faça uma medida no lugar onde irá instalar a fita e depois corte ela no tamanho correto. Algumas fitas vem com dupla face, o que facilita a sua colagem. Mas se não for o caso da sua, use cola instantânea ou cola de contato.
Passo 3: ligue a fita em uma fonte de energia, lembre-se que nem todas as fitas vem acompanhadas de uma fonte. Se a sua não vier, compre uma, conecte e prepare-se para ficar encantado(a) com o resultado.
LED Dicróica
Esse tipo de LED é uma substituição para a dicróica comum, ela é aquela lâmpada pequena que fica embutida no teto e possui uma potência média de 5W, enquanto as comuns têm 110W.
As LEDs dicróicas são em média 95,5% mais econômicas que as tradicionais.
Outra característica desse tipo de lâmpada é que elas são consideradas “frias”, ou seja, elas não esquentam. Elas podem ser brancas ou amarelas e são usadas para complementar a decoração.
É bom lembrar que elas não servem sozinhas para iluminar todo o ambiente, pois a iluminação que sai delas é um feixe de luz que ilumina pontos específicos. Assim, elas complementam a decoração e acrescentam muito estilo e conforto.
Elas podem ser usadas em banheiros, quartos, escritórios e em qualquer ambiente que se queira um tipo de decoração mais discreta e aconchegante.
LED colorida
Essas lâmpadas são como as lâmpadas tradicionais comuns no quesito estrutura, ou seja, são redondas e possuem uma só cor, são LEDs chamadas de bulbo coloridas. São encontradas também em formato reduzido, as mini bulbos. Algumas outras possuem mais de uma cor, as chamadas RGBs.
Tanto as coloridas de uma cor só como as de várias cores no formato redondo tradicional podem possuir 5W ou 10W e as mini coloridas apresentam 1W.
Elas são indicadas para o uso em festas, salas de jogos, espaços infantis, dentre outros. As minis também podem ser usadas em abajures, luminárias,etc.
LED Smart
Imagina chegar em casa e a luz acender sem que você toque no interruptor, apenas você dando um comando com a voz dizendo: “acenda”!
Já pensou nunca mais ter que pagar a conta de energia cara por ter esquecido as luzes acesas. Esses são apenas dois dos benefícios da LED Smart. Continue aqui e confira todo o conteúdo que separamos para você!
Essas lâmpadas possuem potência média de 10W, sendo muito econômicas. São lâmpadas funcionais porque além de iluminarem, possuem um chip de controle onde você consegue controlar a sua cor, brilho, se está acesa ou apagada e tudo isso usando apenas um celular.
Elas podem ser conectadas a um assistente como a Alexa da Amazon ou Google Assistant do Google. E podem apresentar, além do que já foi dito, controle de voz, detector de movimento e músicas.
LED que parece incandescente
Essa lâmpada é uma substituição da incandescente comum. Ela possui filamentos dentro da parte de vidro, e emite uma luz suave e amarelada como a tradicional. Perfeita para promover um ar acolhedor e não ofuscar a vista.
A diferença principal dela, será no valor da sua conta de energia. Por ser uma lâmpada que possui 1W de tecnologia LED, que equivale a 5W da incandescente comum, faz com que ela seja mais potente gastando menos.
Refletores LED
Esses refletores são uma ótima opção para quem quer iluminar ambientes como garagem, jardins ou até comércios. Eles são muito potentes e conseguem iluminar grandes espaços. A sua potência pode variar de 10W a 1000W.
Possuem uma economia média de 85% em relação aos refletores tradicionais, e por ser LED ele não esquenta, que é uma característica desse tipo de tecnologia como mencionado no início deste texto.
Outra característica desse tipo de lâmpada é que elas podem ser usadas em áreas externas, pois possuem uma proteção de alumínio que a envolve, além de ser vedado fazendo com fique protegido contra fatores externos como a chuva.
TuboLED
As lâmpadas tubulares são comuns em empresas, igrejas, escolas e ambientes grandes em geral.
O melhor tipo de lâmpada tubular é a LED que substitui as tubulares fluorescentes. Só pra você ter uma noção, uma lâmpada de 20W LED possui a mesma eficiência que uma fluorescente de 40W, e como você pode ver gastando menos.
Essas lâmpadas possuem acabamento em vidro, não oxidam, são difíceis de amarelar e possuem alto grau de iluminação.
Além dos exemplos que demos acima, elas também podem ser instaladas em escritórios, salas de estudo que precisem de foco luminoso.
LED espiral
A LED espiral é uma ótima opção para substituir a espiral fluorescente. Elas possuem formato semelhante, e apenas uma diferença, o seu comprimento que é um pouco menor que a tradicional. Claro com a enorme diferença, de serem bem mais econômicas que as tradicionais.
Elas são ideais para serem usadas em luminárias como abajures, mas também podem ser alocadas em ambientes domésticos ou comerciais, pois possuem um feixe de luz com ângulo de abertura de até 360°.
LED Milho
Esse tipo de lâmpada fica em uma estrutura de metal que tem de fato o formato de espiga. Ela possui vários filamentos de LED que parecem um milho, além de possuírem um brilho intenso.
O custo benefício dessas lâmpadas, também vale muito a pena, elas gastam pouca energia e podem ter potência de 10W , 100W, dentre outras.
Além do estilo moderno que agrega ao ambiente, elas são bem potentes em sua iluminação e podem ser usadas nos mais variados locais, como interior de casas, estabelecimentos comerciais, e até locais ao ar livre.
É bom lembrar que para ser colocada em áreas externas é necessário comprar uma lâmpada que tenha um alto grau de proteção para que não seja danificada devido a fatores externos como a chuva.
Bulbo LED
Se você quer manter seu lar com um estilo mais tradicional com lâmpadas discretas e por isso não quer deixar as antigas lâmpadas de lado, aqui vai a solução perfeita para você: A Bulbo LED.
Dentre os vários tipos de lâmpadas com tecnologia LED, esta é a mais comum, pois ela mantém a mesma aparência da lâmpada redondinha convencional, presente na maioria das casas. Claro que com muito mais vantagens, como a economia, a potência, e sem falar que são muito ecológicas. E sua potência pode variar entre 5W e 10W.
Viu só? Quando se fala em lâmpadas LED, todos os gostos são contemplados. E nós aqui da Eletromac adoramos trazer dicas que te ajudem a expressar seu gosto pessoal e suas ideias sem pesar no seu bolso.
Pensando nisso, separamos vários modelos de lâmpadas LED para te ajudar a escolher a sua preferida. A gente entende que não se trata apenas de iluminação, mas de funcionalidade, estilo e economia.
Veja:
Leia também
Inscreva-se no blog
Amet minim mollit non deserunt ullamco est sit aliqua dolor do amet sint. Velit officia consequat duis enim velit mollit. Exercitation veniam consequat sunt nostrud amet.