Já aconteceu de você ir a um hotel ou casa de um amigo e não conseguir usar seu ferro de passar roupa ou a sua prancha de cabelo, porque a tensão do lugar era de 220V e o seu utensílio era 110V?
Isso é muito comum de acontecer porque as voltagens variam de região para região. E se você conectar um aparelho de 110V em uma tomada de 220V , por exemplo, pode acabar danificando ele.
Por isso é importante compreender como as tensões funcionam, quais suas características e o motivo de ter essa variação de tensão no Brasil.
Continue por aqui e fique sabendo como conectar seus equipamentos na voltagem correta, as possíveis alterações e alguns padrões de tensões existentes no mundo.
Por que existem as tensões 110 e 220 no Brasil?
A instalação da rede elétrica no Brasil começou no início do século XX e foi feita por diferentes empresas estrangeiras espalhadas pelo país.
O grande problema é que não houve uma padronização dessas instalações, não houve um diálogo entre as empresas, então cada uma decidiu a voltagem que usaria, o que ocasionou no surgimento dessas duas variações.
E o Brasil integra o conjunto de poucos países que possuem em seu território redes de 110 e 220 V.
Na Região Sudeste, por exemplo, as empresas canadenses optaram por instalações de 110V, já na Região Nordeste foi inserida a tensão de 220V. E mesmo com essa divisão ainda é possível que na mesma cidade haja tensões de energias variadas.
A rede geral poderia até ser padronizada, mas ninguém quis fazer isso até agora. O motivo é o grande custo que o procedimento precisaria. Enquanto isso ficamos alerta para não danificar nenhum equipamento, não é mesmo?
Quais são os padrões de tensão pelo mundo?
Com relação aos padrões de tensão, o mundo pode ser dividido em duas partes: os países que utilizam as tensões de 110V a 120V e aqueles que usam 220V a 240V. Contudo, o Brasil consegue ficar no meio disso tudo, já que aqui a tensão varia de um lugar para outro, até mesmo de bairro para bairro em algumas cidades específicas.
Fazendo uma análise sobre alguns países, podemos ter uma noção da tensão média adotada pelos continentes. Conforme falaremos, a seguir:
- Na América do Sul a maioria adota 220 v , Colômbia e o Equador 120v, e o Brasil fica entre as duas tensões dependendo da região, como já dissemos. América do Norte 110V a 127V.
- A Europa segue um padrão também de 220V a 240V. Austrália e Nova Zelândia 230V. Partindo para terras asiáticas temos o japão com 110V, China e Índia com 220V. Na África do Sul temos 220V.
Ficou curioso(a) quanto às tensões elétricas dos países? Confira a tabela.
Qual é a diferença entre 110V e 220V?
A realidade é que não existe uma diferença técnica entre os dois padrões de tensão. Isso significa que os aparelhos funcionam igualmente nas duas tensões, se forem da mesma tensão que a tomada.
Porém, se você ligar um dispositivo 110V em uma tomada de 220V, ele receberá o dobro da tensão elétrica suportada e irá queimar rapidamente! Sendo assim, se precisar conectar o aparelho, não esqueça de usar um transformador.
Se o contrário ocorrer, você ligar um equipamento de 220V em uma tomada de 110V, pode não ocorrer um estrago grande. O maior prejuízo é que o aparelho não funcionará em sua capacidade total, mas não necessariamente irá queimar assim que for conectado.
De qualquer forma, o ideal é ter um transformador que padronize a tensão e evite maiores problemas.
E na hora de adquirir um transformador, lembre-se de comprá-lo em uma loja que seja referência em equipamentos elétricos de qualidade, como a Eletromac.
Aqui somos referência em materiais elétricos para construções, além de outras ferramentas, dispositivos e equipamentos, como transformadores, reatores, interruptores, quadros disjuntores, entre outros.
Você compra tudo o que precisa sem sair de casa!
Transformando uma tomada de 110v para 220V ou vice-versa
Claro que esse é um trabalho para um profissional (eletricista), mas é interessante saber o processo para dar dicas, supervisionar e não ser passado para trás.
Antes de tudo, é importante desligar o disjuntor da casa. Em seguida desmonte a tomada, você irá notar que existem três fios na tomada, sendo dois fios fase de 110V cada e um neutro que não possui carga.
Para transformar uma tomada de 110V, em 220V basta unir os dois fios desta fase e deixar o neutro solto.
Para transformar uma tomada de 220V, em 110V é necessário deixar um fio fase ligado ao neutro e outro fase a outro fio,assim nós teremos a divisão do valor total.
Agora basta unir os fios, remontar a tomada e ligar o disjuntor! Pronto sua tomada já está pronta para ser usada!
Aqui na Eletromac queremos te manter informado sobre os mais variados assuntos possíveis, que vão te ajudar na escolha dos produtos e a entender um pouco melhor o mundo da elétrica.
Temos uma quantidade vasta de produtos que podem te auxiliar e tornar sua casa um verdadeiro lar, e melhor de tudo ,você nem precisa sair de casa!
Visite o site da Eletromac e acompanhe todas as novidades !
Leia também
Inscreva-se no blog
Amet minim mollit non deserunt ullamco est sit aliqua dolor do amet sint. Velit officia consequat duis enim velit mollit. Exercitation veniam consequat sunt nostrud amet.